5 Dicas de Marketing Digital para usar na sua empresa

Mas afinal de contas, o que o Marketing Digital faz? Vale a pena o investimento?

Sendo a internet a maior fonte de informação do mundo, as empresas passaram a investir cada vez mais em Marketing Digital.

Contudo, o grande desafio do Marketing Digital é entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa. Por isso é necessário investir em estratégias para aumentar suas vendas através do marketing digital.

E para te ajudar separamos 5 dicas valiosas que irão impulsionar o seu negócio! Mas primeiro vale a pena entender o que é o Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é composto por estratégias de marketing, adaptadas para a internet. Utilizando-se de técnicas de comunicação com o intuito de promover produtos ou serviços deforma rápida, significativa e personalizada.

Em resumo, é um trabalho online de uma empresa com o objetivo de atrair, comunicar e criar um relacionamento próximo com os consumidores. Além de também construir uma identidade de peso no mercado.

1) Identificar personas!

Identificar quem são os potenciais compradores do seu produto ou serviço é o principal passo para desenvolver a sua estratégia de marketing digital. Pode parecer uma tarefa um pouco complicada, mas existe um exercício que pode te ajudar.

Primeiramente, pense nos seus clientes atuais ou ideias.

Agora responda às seguintes perguntas:

  • Existe uma predominância de gênero, profissão, idade e região onde eles moram?
  • Quais são as dores reais da sua persona?
  • Se você oferece mais de um tipo de produto ou serviço, consegue identificar as diferenças entre quem compra cada um deles?

Depois disso tudo, sintetize as respostas em personagens fictícios que irão representar as expectativas e comportamentos do seu consumidor. A partir disso você irá começar a vender para quem têm maior probabilidade de se interessar pelo que você está divulgando.

Lembre-se sempre: sua persona é sua base, ela é quem te ajudará a saber como vender mais!

2) Defina suas palavras chaves

Palavras Chaves é o conjunto de palavras, frases ou conceitos que sintetizam o ponto principal de um assunto. Por isso, no Marketing Digital, elas são usadas para orientar a construção de sites, posts de blog, landing pages, entre outros conteúdos.

Uma coisa que vai ajudar a deixar sua página bem posicionada no Google é trabalhar essas Palavras Chaves junto com técnicas de SEO. As pessoas quando acessam o Google procuram por um determinado assunto, geralmente esse assunto está relacionado ao uso de uma Palavra Chave, que vai atingir o seu público alvo.

3) Produza conteúdo de qualidade

Um bom conteúdo, que usa as palavras certas, com certeza irá aparecer entre os primeiros lugares de uma busca no Google. No entanto, apenas um clique no link não é suficiente, é preciso fazer com que as pessoas se interessem pelo seu conteúdo. Ou seja, a base para uma boa estratégia de marketing digital está nos conteúdos de qualidade, bem produzidos e principalmente com informação útil.

O que os usuários procuram encontrar no seu conteúdo são respostas para suas possíveis dúvidas e dores. Portanto, se você conseguir produzir um conteúdo com informação relevante e que sane todas essas dúvidas, está um passo à frente de converter os clientes em clientes fiéis.

Uma dica importante é ter sempre um calendário editorial de marketing, uma vez que ele irá te ajudar a não bagunçar suas ideias. Nele, você também pode estabelecer prazos e metas,reunir ações que irá executar e organizar melhor o seu tempo.

Além disso, também existe uma regra muito importante para a produção do marketing de conteúdo, a chamada regra 80/20. Ela significa que 80% do seu conteúdo deve ser composto por conteúdo novo, único, oportuno e que resolva os problemas do seu público alvo. E somente 20% do seu conteúdo deve estar focado no seu negócio, marca e produtos.

4) Presença nas redes sociais (De olho nessa dica)

Como já disse, a internet se tornou a maior fonte de informação do mundo todo. E mesmo que o seu negócio não seja digital, hoje as pessoas vão procurar informações sobre você e sua empresa na internet. Entretanto, se elas não encontrarem nada, irão atrás dos seus concorrentes. Por isso é muito importante que você descubra onde está sua persona e crie estratégias consistentes para essas mídias sociais.

Além de sites e blogs, as redes sociais são um importante canal de divulgação e relacionamento com seus clientes, portanto sua presença digital é uma excelente forma de manter contato direto com seu público, gerar engajamento, identificação com a marca,responder dúvidas e ofertar seus produtos. Assim, você constrói uma relação de confiança com seus clientes e potenciais clientes, fazendo com que eles sejam influenciadores poderosos em seus círculos de amigos, parentes e colegas de trabalho.

5) Funil de vendas

O conceito de funil vendas é fundamental para quem quer investir em marketing digital, uma vez que essa ferramenta permite entender toda a jornada do cliente para a compra e suas necessidades, otimizando o número de conversões.

No entanto, mesmo sendo amplamente utilizada por empreendedores digitais, essa ferramenta ainda gera muitas dúvidas para quem está começando. Por isso, separamos um passo a passo com quatro etapas que irão te ajudar a criar um funil de vendas específico para as necessidades de seus clientes:

  • Atração: reconhecimento de um problema e busca por informações
  • Conversão: identificação das possíveis soluções e consideração dos produtos e serviços disponíveis no mercado.
  • Compra: tomada de decisão de compra. Avaliação dos preços, formas de pagamento,descontos oferecidos.
  • Encantamento: satisfação com a compra e início de um relacionamento com a marca, gerando engajamento e divulgação espontânea entre seus círculos de amigos e parentes.

Essas etapas representam os momentos pelos quais o seu potencial cliente passa antes de chegar intuitivamente até a solução que você pretende oferecer.

Como você pode perceber, uma boa estratégia de Marketing Digital pode otimizar o alcance,impacto e crescimento do seu negócio. Além disso, ele conecta o público alvo com a marca deforma direta, tornando-o um possível consumidor, um fiel a sua marca.

Agora é com você,coloque essas 5 dicas em prática e aumente as vendas da sua empresa.