Qual o melhor Antivírus?

Qual o melhor Antivírus?

Não é legal ficar “morrendo de medo” de que algum malware perigoso invada o sistema do seu computador e danifique a sua máquina, não é mesmo? Por isso, é importante providenciar um bom antivírus para proteger o seu PC, tablet, smartphone ou notebook, e manter os seus arquivos sempre “limpos”.

Mas qual é o melhor antivírus do mercado? Os pagos são melhores do que os gratuitos? Qual a diferença?

01

Bem, basicamente, não existe um melhor do que o outro só porque “esse” é pago e “aquele” não. Antivírus pagos, por exemplo, trazem ao usuário mais opções de proteção, como ferramentas de análise e scan de e-mails (anti-phishing), parental control, varreduras de maior profundidade, etc. Mas isso não significa que você estará 100% protegido, OK?

O mito deve ser derrubado: não há antivírus que garanta 100% de segurança a um sistema operacional. O motivo é a fácil vulnerabilidade desses sistemas e equipamentos por conta da famigerada world wide web.

A troca de dados no ciberespaço é constante, todos nós sabemos. Atualmente, muitas redes sociais e sites externos, por exemplo, guardam os dados dos usuários (em formato “big data”) para cadastramento e possível acesso. Isso acaba pondo em risco, de alguma forma, a segurança e a retenção de dados pessoais em rede aberta.

Além do fornecimento dessas informações básicas, o download, o upload e a atualização constante dos sistemas e apps também são um agravante. É sempre importante scanear todas as pastas antes de abri-las e certificar-se de que o documento está seguro ou, pelo menos, sem nenhum malware.

Entre os softwares de proteção e detecção de vírus mais utilizados e conhecidos estão os gratuitos AVG, Avast!, Avira, e os pagos Kaspersky e Bitdefender.

Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

AVG

02Um dos antivírus mais baixados, desenvolvido pela tcheca AVG Technologies, pode ser encontrado tanto para Windows, Mac ou Linux, quanto para dispositivos Android. Por ser tão convencional, o AVG caiu no gosto dos usuários e já é conhecido pela alta performance.

Sua interface é simples e bastante funcional, com opções de varredura eficientes, e o melhor: é de graça.

[epico_capture_sc id=”470″]

Avast!

03Um dos detectores de malware mais utilizados no mundo, o Avast! é uma ótima opção de software gratuito. Assim como o AVG, trata-se de um produto originado na República Tcheca e que pode ser encontrado em máquinas com sistema Windows ou em Mac OS. Avast! é um dos mais recomendados pelos usuários e conta, também, com versões pagas mais elaboradas.

Avira

04Disponível para Windows, Mac OS e plataforma Android, Avira é bastante operacional e garante proteção constante, graças ao seu scanner que funciona em tempo real, fornecendo relatórios atualizados de limpeza e proteção. Ótima funcionalidade com franquia gratuita.

Kaspersky

05Eleito um dos melhores antivírus do mercado, tanto entre os pagos como também entre os gratuitos, o Kaspersky pode ser utilizado em máquinas domésticas e/ou empresariais. O software oferece soluções bastante otimizadas de segurança e é muito eficiente no combate a ameaças. Além disso, Kaspersky possui uma versão de varredura gratuita de 30 dias, o Kaspersky Security Scan.

Bitdefender

06Consagrado fora do Brasil, o Bitfinder se apresenta, também, muito eficiente na detecção e extermínio de arquivos mal-intencionados. É conhecido por seus algoritmos sofisticados e por liderar, por exemplo, rankings de pesquisas feitas por revistas conceituadas do mercado de tecnologia. Pode ser encontrado, somente, em versões pagas.

Este post é uma contribuição do Bondfaro para o Blog do Thiago.

  • Ricardo

    Os testes apontam que é o Kaspersky. Um levantamento feito demonstrou que a Kaspersky é quem melhor está posicionada nos testes de avaliação independente. Esse site (www.noli.com.br) de uma resumida legal nos resultados dos testes. Abraços.

    • Obrigado Ricardo pelos comentários..

      Grande abraço..