10 Mitos Sobre Marketing Digital na Pandemia

Investir em Marketing Digital nunca esteve tão em alta como agora.

Isso está proporcionando mais visibilidade e oportunidades para pequenas e médias empresas. Todavia, por ser uma área nova, existem mitos que precisam ser esclarecidos. E para tentar ajudar, confira esses 10 Mitos sobre Marketing Digital.

É só ter um site que o resto funciona sozinho

Para estar dentro dos negócios digitais eu só preciso ter um site na internet, certo? Errado. Muito, muito errado na verdade. O site é sim muito importante, mas é só o começo. Nele você irá colocar as principais informações sobre a sua marca, serviços oferecidos e como seus clientes devem te contatar.

No entanto se você não desenvolver algumas estratégias, de nada vai adiantar ter um site. Uma das mais usadas é a estratégia de produção de conteúdo, item indispensável para o Inbound Marketing. E para desenvolver essa estratégia os blogs são muito usados. Com um blog além de oferecer um conteúdo de qualidade para seu público, a atualização constante do blog chama mais a atenção do Google, melhorando o ranking do seu site. Por isso é tão importante ter uma boa estratégia definida, para conseguir alcançar os resultados que você espera.

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Marketing Digital é muito complexo

Desde que o mundo é mundo ouvimos a expressão de que a propaganda é a alma do negócio, por isso é tão importante identificar a linguagem e aspectos da personificação da sua empresa, já que tudo isso influência na forma como você vai criar o marketing da sua empresa. Isso porque o marketing não está ligado apenas ao patrocinar posts no Facebook, mas também tem o objetivo de conectar o seu público a marca e a tudo que ela oferece online.

E para atingir esse resultado é preciso sim muito estudo, dedicação e principalmente resiliência. Mas não se assuste, é na internet mesmo que você terá acesso a tudo que precisa saber sobre o Marketing Digital. Com um pouco de ousadia misturada com conhecimento e uma meta traçada, todo o resto vai se revelando no caminho.

A empresa deve estar presente em todas as redes sociais

Outro erro bem parecido com o de cima acontece quando o assunto é redes sociais. Empreendedores de primeira viagem acham que basta criar perfil em todas as redes sociais possíveis e fazer posts esporadicamente que tudo irá funcionar, mas a realidade é bem diferente.

A palavra-chave dentro do Marketing Digital é planejamento. A partir do planejamento estratégico você começa a descobrir em qual rede social os seus consumidores estão. Defina a linguagem e o tipo de comunicação a seguir, quais conteúdos postar, analisar o perfil e momento da empresa e estabelecer metas. Tendo esse planejamento em mente a comunicação digital da sua empresa estará muito bem elaborada e consistente.

Por isso nunca se esqueça que a sua empresa deve estar onde o seu público está. Se seus clientes estão no Facebook, crie uma página no Facebook. Se a maioria se encontra no Instagram, crie um perfil no Instagram. Não fique focado nos aplicativos do momento, pois talvez eles não funcionem dentro da sua estratégia.

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As redes sociais são para falar do meu produto

Esse é um erro comum de quem está começando a entender de Marketing Digital: postar conteúdo somente sobre o produto. Felizmente, é fácil de ser corrigido. Lembre-se que seus clientes não querem ver ofertas o tempo todo. Por isso quando for produzir, procure dar ênfase em conteúdo relevante, como dicas para sanar as dores e desejos do seu público. Lembre-se que o objetivo das redes sociais é esclarecer dúvidas, resolver problemas e compartilhar informações.

Com conteúdo de qualidade se encanta a pessoa, faz com que ela sinta confiança em sua empresa e a converte em um cliente! Então, o recado está dado: esqueça de você um pouco e foque no seu cliente! 

Marketing Digital é caro

Eu não sei quem inventou isso, mas é o fato mais equivocado sobre Marketing Digital. Primeiramente não pense no marketing como um gasto a mais para sua empresa, mas sim como um investimento que lhe trará futuros clientes. Se você não mudar sua mentalidade pode acabar se autossabotando.

Mesmo não tendo um custo tão “baixo”, se compararmos o marketing digital com o marketing tradicional vamos notar uma diferença gritante. Investir no digital possui um custo-benefício muito melhor que anúncios em mídias como TV, rádios ou jornais.

Outro ponto muito positivo do marketing digital é que ele é muito mais flexível e acessível que o modelo tradicional. Empresas e negócios de diferentes nichos podem se adaptar dentro das estratégias do marketing digital. Se você tiver muito planejamento e estudo, pode melhorar muito suas vendas e com pouco investimento, mas lembre-se que de nada adianta muito investimento se não houver estudo e estratégia. Não existe uma fórmula pronta para aplicar na sua empresa, mas é possível minimizar os riscos se criar um plano de negócio e planejar cada passo. 

Quanto mais curtidores melhor

Embora números sejam sempre muito relevantes, só ter milhões e milhões de curtidas não significa que as pessoas estejam realmente vendo e consumindo o seu produto. Como você deve imaginar as redes sociais mudam muito os seus algoritmos, para que apareça somente informações relevantes para seu público.

E como é que os algoritmos sabem qual conteúdo é importante ou não? Pelo número de interações dentro da página. Por isso que mais importante que curtidas é o envolvimento com o seu público.

Persona e público-alvo são a mesma coisa

Vou te explicar agora o porquê dessa afirmação ser uma mentira. Imagine que o público-alvo não é uma pessoa, mas sim um recorte de um grupo de pessoas que a sua empresa enxerga como futuros clientes.

Já a Persona é algo mais singular. Pense na persona como um personagem criado de acordo com as características pessoais usadas de forma representativa em um grupo que tem comportamentos e qualidades parecidos.

E ai, conseguiu entender?

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Inbound Marketing é só criar e-books

No Inbound Marketing, ou marketing de atração, é o público que vai atrás da sua marca. E para isso acontecer é preciso que sua empresa produza conteúdo relevante para o consumidor. Mas não se engane achando que o Inbound Marketing é só produzir e-book. Você pode usar várias possibilidades para produzir material relevante, como posts em blogs, postagens nas redes sociais, manuais, tutoriais e webinars.

E-mail marketing é ultrapassado

O uso de email marketing é motivo de muita discussão. Alguns empresários tendem a não os usar nas estratégias digitais por terem recebidos tantos spams durante toda a vida dentro da internet. Mas com a possibilidade de qualificar e segmentar o púbico, hoje é mais comum que pessoas deixem seus emails para receber novidades e promoções de uma marca.

Você deve pensar no e-mail marketing como um meio de oferecer vantagens para os seus clientes. Assim, eles com certeza vão ter um engajamento maior com a sua empresa e pensar em você primeiro antes de comprar o produto da concorrente.

Mas lembre-se de não utilizar o e-mail apenas para propagar ofertas e promoções aos seus assinantes. Enviar dicas, fatos interessantes e notícias também que condizem com sua área de atuação é uma excelente forma de manter um contato mais próximo com o seu cliente.

Confira algumas das vantagens de utilizar o e-mail marketing:

  • Ótimo alcance e segmentação conforme se alimenta sua lista de e-mails;
  • Possibilidade de personalização, ajudando no encantamento e fidelização de clientes;
  • Ferramentas de automação, proporcionando mais produtividade;
  • Aumento de cliques e vendas;
  • Redução de custos de marketing.

E é por isso que usar o e-mail marketing é a forma mais certeira de se aproximar dos seus clientes. E um último recado, mas não menos importante: NUNCA COMPRE UMA LISTA DE E-MAILS. Além de não funcionar pode acabar atrapalhando o seu mailing!

Eu utilizo essa estratégia e tenho obtido bons retornos utilizando o e-mail marketing. Se quiser conhecer a ferramenta que eu utilizo Acesse Aqui.

Os resultados são rápidos

“Tudo bem, comecei a investir em Marketing Digital tem menos de um mês. Agora vou começar a ver os meus resultados?” Se o que você procura são resultados relâmpagos e milagrosos, é melhor nem entrar no Marketing Digital.

Dentro de todas as estratégias de venda é preciso ter paciência para colher os resultados. E no Marketing Digital isso não seria diferente. É preciso ser paciente, entender como a sua campanha funciona e, se necessário, fazer as devidas alterações. Outra coisa muito importante dentro do marketing é o tempo. É com ele que suas ações vão ganhando corpo, estrutura, e com isso o potencial do trabalho começa a se revelar e ter resultados. Por isso nunca deixe de fazer testes, ter planejamento, criar muito e nunca deixar de atualizar seu ambiente online.

E por fim é extremamente necessário que você entenda que só colocar dinheiro não vai fazer com que sua campanha funcione e lhe traga mil vendas. O Marketing Digital não é uma receita de bolo, é preciso ter noção do que está fazendo e aonde quer chegar, para minimizar as chances de fracasso.  Por isso estude muito sua estratégia antes de começar a investir nela. Ou então comece com pouco investimento e vá fazendo testes até conseguir um resultado satisfatório.

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Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esses mitos. 

Aguardo você nos próximos artigos, deixe sempre seu comentário.

Forte abraço.

Thiago Oliveira